Em 05/04/2018 às 19h41

Bicampeã com estilo.

Seleção Mineira Sub-16 Feminina conquista o segundo título e completa 18 jogos invictos.

Tempo para um respiro! A euforia foi imensa após a conquista do Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-16 Feminino. Atletas e comissão técnica foram recebidas com festa em Belo Horizonte e Uberlândia, onde presenciaram as disputas do play-off na Superliga Masculina e Feminina. Os compromissos exaltaram a grande campanha de Minas Gerais no CBS, o que deixou a equipe muito orgulhosa do grande trabalho executado em Curitiba.

A Seleção Mineira foi brilhante no CBS Sub-16 Edição 2018, realizado entre 25 e 29 de março, no ginásio Dirceu Graeser, em Curitiba. Comandada por Maria Bethânia, pelo segundo ano consecutivo, a equipe repetiu o feito de 2017, pela Taça Potengi de Lucena, categoria sub-15. A continuidade no projeto e escala por idade ajudaram no amadurecimento das atletas. Tanto em 2017, quanto em 2018, o time mineiro venceu todas as equipes e chegou a final contra o Paraná. A última vitória foi por 3 sets a 0, parciais de 25/14, 25/18 e 25/16.

Maria Bethânia, técnica mineira, acredita que todo o planejamento e apostas foram assertivas.

"Estou muito feliz com os títulos nacionais de 2017 e 2018 na Taça Potengi de Lucena. Esse bicampeonato é um sinal bem claro do acerto, das tomadas de decisões e da qualidade de treinamento dos técnicos e dos clubes mineiros. Do apoio do nosso superintendente regional, Marco Antônio, e do nosso presidente, Tomás Mendes, criamos um ambiente seguro de desenvolvimento físico, técnico e intelectual de nossas atletas" disse Bethânia, que também ressaltou a montagem da equipe com atletas campeãs, não apenas do CBS.

"Dizer que esse resultado foi somente de uma geração seria imponderado, ele foi consequência de um trabalho continuado com objetivos consistentes. Temos gerações brilhantes como 2001/ 2002 onde observamos excelentes atletas, com tantas campeãs de CBI que nos trarão outros títulos, tanto quanto a geração 2004/2005 que também desponta como uma geração vencedora. Minas é e será referência nacional nas seleções de base" completou.

A técnica é tetracampeã com a Seleção Mineira e se sente honrada de estar a frente do time mineiro. Maria Bethânia agradece a todos os envolvidos na preparação e participação da Seleção.

"Ser tetracampeã é ter o orgulho de corresponder à confiança do Carlão, do Marco Antônio, e especialmente do Tomás que desponta como a inovação no vôlei nacional. E ter o orgulho de corresponder à confiança dessa geração de atletas, formadas sim por diversos técnicos de Minas e simplesmente conduzidas por mim nessas jornadas vitoriosas em nome do voleibol mineiro. Agradeço ao Neev/Sada, ao Praia Clube, ao Minas T. C., ao Mackenzie, a Usipa de Ipatinga, a AABB de Araxá, ao Catiguá T.C. e ao Olympico Club pelo excelente trabalho desenvolvido, também ao Olympico Club que recebeu a seleção e colocou à disposição pessoas maravilhosas, como preparador físico Mateus Handam e a Fisioterapeuta Barbara. Fui privilegiada com a presença e os conselhos do Sr. Helcio Nunan Macedo e isso levarei para a vida toda" concluiu.

A Federação Mineira de voleibol reitera os agradecimentos ao Olympico Club e à Escola Estadual Governador Milton Campos (Estadual Central) por cederem o espaço para treinamentos da equipe bicampeã brasileira. O agradecimento estende-se aos clubes AABB/Araxá, Usipa, Mackenzie E.C, Minas TC, NEEV/Sada/Argos, Olympico Club e Praia Clube, por liberarem as atletas para a disputa do Campeonato Brasileiro de Seleções.

São campeões brasileiros de seleções sub-16 2018.

Comissão Técnica

Técnico - Maria Bethania Silva Melo (AABB-Araxá)

Assistente técnico - Júlio Sergio Guilherme (Minas T.C.)

Auxiliar técnico - Gabriel Leonardo Rodrigues (NEEV/SADA/ARGO)

Preparadores físicos -  Bárbara Graçano e Matheus Hamdman, ambos do Olympico Club

Fisioterapeuta - Barbara Frois Borges (AABB-Araxá) Estatística e Rafaela Borges Caixeta (Catiguá T.C.)

Atletas

AABB / Araxá

Laissa Silva Rosa

A.E.R Usipa

Manuella Barbosa Passos Santos

Mackenzie E.C.

Vitória Helena da Silva

Minas T.C.

Ana Vitoria Silva Moraes, Julia Gambatto, Maria Eduarda Chritaro e Sabrina Vitoria Vitoriano de Paula

NEEV/ SADA/ARGOS

Ana Cecilia A. Lopes, Nicole de Oliveira e Thabata Graziele e Maria Clara Alves

Olympico Club

Luanna Camila Gomes

Praia Clube

Camila Scotti

Deborah Santana