Seleção Mineira de Praia

SELEÇÃO MINEIRA - VÔLEI DE PRAIA

 

A Seleção Mineira de Vôlei de Praia é uma iniciativa da Federação Mineira de Voleibol, impulsionada pelos Campeonatos nacionais organizados pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). O time Minas Gerais possui atletas das categorias Sub-17, Sub-19 e Sub-21 nos naipes feminino e masculino.

No naipe feminino, o responsável é o treinador Giuliano Sucupira, Programa Viva o Esporte/Prefeitura Municipal de Betim. Em 2017 o treinador foi campeão Sul-Americano na etapa de Cochabamba na Bolívia dirigindo a dupla Maria Luiza (MG) e Thâmela (ES). A Seleção Mineira conta com Luiz Cesar, nas estatísticas, treinamentos e organização de competições como o Open Vespa, o Professor Antônio Fernando (Toninho) que auxilia nos treinamentos, o Preparador Físico Reinaldo Dantas. Os treinos são realizados no Horto Municipal de Betim, em Vespasiano e na nova quadra do Olympico Club. Os treinamentos tem o apoio da Prefeitura de Betim, Academia Mais Saúde, Restaurante Tia Lúcia e do Supermercado CSM

 

No naipe masculino, os atletas são dirigidos pelo experiente técnico Júlio Tadeu Valério, de Barbacena. Ex-treinador da Atleta Erica Freitas, campeã do Challenger do Circuito Banco do Brasil de 2012, tem grande experiência na modalidade e tem como auxiliar técnico o Prof. Mauro Andretto. Os trabalhos são em Barbacena e tem o apoio da Rose Lanche, Koka Academia e IFET. Alguns atletas da Seleção Mineira Masculina fazem testes e treinam em Betim sob o comando do Técnico Antônio Fernando (Toninho).

 

CONVOCAÇÃO PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA

 

Com menos de um ano de projeto, os frutos dos trabalhos alcançaram níveis elevados. Em outubro de 2012, a Confederação Brasileira de Vôlei convocou as atletas Ana Patrícia, Anna Clara e Ariele para integrarem a Seleção Brasileira de Vôlei de Praia. As duas primeiras atletas foram convocadas para a categoria sub19, enquanto a última foi chamada para a sub21.

 

Em 2017 a atleta Maria Luiza deu início aos trabalhos junto a Seleção Brasileira. Desde de sua primeira convocação, a jogadora mineira foi ouro no Campeonato Sul-americano Etapa da Bolívia e prata na Etapa do Chile, além disso conquistou uma medalha de prata também nos Jogos Sul-americanos da Juventude - Santiago/CHI  e ouro na Divisão 2 da competição em Brasília/DF.

Além da mineira Maria Luiza, Emanuely Cardoso foi uma das atletas convidadas a participar dos treinamentos em Saquarema, com a Seleção Brasileira em 2017, assim como Juan Peterson foi presença confirmada nas quadras da CBV em 2018.

 

CAMPEÃ OLIMPICA DA JUVENTUDE - MINEIRA DE OURO

 

A atleta Ana Patrícia representou o Brasil na modalidade do Voleibol de Praia em Nanquim 2014 na Olimpíada da Juventude, a atleta conquistou a medalha de ouro jogando a sergipana Eduarda Sousa, mais conhecida como Duda.

Hoje a Atleta Ana Patrícia disputa o Circuito Banco do Brasil de Voleibol de Praia, formando dupla com a cearense Rebecca. Foi campeã do Circuito Sul-Americano Etapa Coquimbo, em 2017.

 

Atualmente a atleta é Campeã Sul-Americana com a Rebecca, troféu este conquistado em fevereiro de 2018. Em março, a mineirinha faturou pela primeira vez o lugar mais alto do pódio no Open, em Maceió.

 

SELEÇÃO DE ATLETAS

 

Atletas interessados em ingressar na Seleção Mineira de Vôlei de Praia e atuarem na modalidade devem procurar a Federação Mineira de Vôlei pelo e-mail no voleidepraia@fmvolei.org.br e pelo telefone (31) 3271-4000. Os atletas serão avaliados pelos treinadores Júlio Tadeu Valério e Giuliano Sucupira.